sexta-feira, 30 de março de 2007

Música!!!

Sim!!! Depois de muito tempo sem ouvir música eu agora tenho de novo! Estou ouvindo um dos DVDs de música que eu trouxe comigo para cá aqui em casa. Ainda não deu para fazer o plugin do last.fm funcionar no winamp direito, mas tá valendo.

Além disso, também consegui finalmente fazer a rede universitária funcionar com o laptop, então estou escrevendo isso aqui no meu quarto. :) Esse negócio de eu não ter a senha de root atrapalhou um bocado... mas agora está tudo blz então acho que não tem muito problema não.

A Sanja (minha orientadora) disse que tem um outro aluno que vai começar no nosso projeto em Julho, e que quando ele chegar eu vou ter que compartilhar o laptop com ele. É, vou deixar para ver como vai ser isso direito depois...

Com o bandejão fechado para alunos (de vez em quando abre só para conferências), eu fiz umas compras de coisas de lanche, além de copos, pratos e talheres. Mas isso não importa, o que importa é que eu comprei um pote de 1Kg de geléia por menos de £1. =D

Seguindo a sugestão da Bárbara, aí está uma ilustração para exemplificar:

quinta-feira, 29 de março de 2007

Ph.D. na Inglaterra é fácil?

Quem foi que disse? Descobri essa semana que o carinha que sentava na minha mesa e trabalhava na mesma parte do mesmo projeto que eu tomou bomba na avaliação do primeiro ano. Foi por isso que "apareceu" uma vaga assim de repente.

Além disso, já me falaram que a minha orientadora é do tipo que cobra e fica em cima mesmo. Não que isso seja ruim, mas já significa que fácil o phd não vai ser nem um pouco.

Ainda mais agora que eu ganhei um laptop para do projeto, é que a espectativa deve ficar maior. Mas tudo bem não estou (muito) preocupado (ainda) não. Acho que vai dar tudo certo.

O laptop é bem bacana. Agora não vou ter mais que ficar na faculdade até tarde para poder ver os vídeos que a Carla manda (uns três por dia, no mínimo). Posso ir para a casa e ver no laptop, já que o meu aluguel já cobre conexão com a Internet e tem ponto de rede em todos os quartos. Claro que eu não vou poder instalar o linux nem Doom nem nada do tipo, mas está valendo.

segunda-feira, 26 de março de 2007

O bandejão fechou

Pois é, agora que a graduação está de férias aqui, o atrium estará de portas fechadas, abrindo excepcionalmente apenas se houver alguma conferência no campus Jubilee. Agora complicou a minha vida. Tem uma cantina em frente a biblioteca que deve continuar funcionando, então eu vou poder almoçar e fazer algum lanche por lá, mas vai ser melhor eu comprar coisas para o café da manhã e para fazer janta em casa.

O Patrick, o outro estudante brasileiro do meu laboratório que trabalha com a Sanja, acabou de chegar e me estava agora me dando umas dicas, tipo supermercado e tals. Ele é de Xis de Fora, já está aqui desde Setembro do ano passado e parece ser bem tranquilo.

Bem, agora tenho que pegar o meu cartão do banco que deve ter chegado, e pagar umas contas aí que estavam esperando o cartão e a minha bolsa :P

sábado, 24 de março de 2007

Última semana

A última semana foi meio cheia, então não deu para atualizar isso aqui. Mas também não aconteceu muita coisa que valesse a pena publicar, então foda-se.

As principais coisas que aconteceram foram que finalmente eu peguei a minha carteirinha de estudante (yay!), e por isso já posso trabalhar todos os dias até tarde e nos fins de semana (dope!). Mas pelo menos assim eu não precisei ir hoje até a biblioteca municipal para usar o computador e publicar isso aqui. Com a carteirinha também posso pegar livros na biblioteca. Aliás, sem a carteirinha eu não podia nem entrar na biblioteca.

Ontem eu teve um workshop (como traduz isso, Gude?) de sequenciamento e planejamento em radioterapia aqui na universidade. Pensei que finalmente ia ter alguma interação com o pessoal da área médica, mas vieram só um pessoal de uma outra universidade daqui de perto que também mexem com otimização em radioterapia, entre eles a irmã da minha orientadora. Mais tarde, durante o workshop, chegou um oncologista, mas ele não pode ficar muito tempo.

Depois do workshop, fui trabalhar na minha nova página :P. Até que não ficou tão ruim: http://www.cs.nott.ac.uk/~plr/

Ontem também foi o último dia do "período da primavera". O ano letivo aqui é dividido em três períodos: o do outono, da primavera e do verão (pois é, deixaram o inverno de fora), e entre cada um deles tem um mês de férias mais ou menos. Então vamos ficar um mês sem ver os undergrads.

segunda-feira, 19 de março de 2007

Dia de São Patrício

Logo depois da última publicação, eu saí da biblioteca e dei de cara com uma grande comemoração na cidade, do dia de São Patrício. Muita gente vestida de verde e com as cores da bandeira da Irlanda.

From Saint Patrick...


Além de um desfile do pessoal da cidade, teve também a inauguração da nova fonte da Praça. Alguns de vocês devem ter percebido uma grande área e construção na praça central de Nottingham nas primeiras fotos. Agora a fonte foi inaugurada. Uma parte da fonte tem vários jatos de água na diagonal, formando tipo um tunel, pelo qual muita gente se atreveu a passar. Só que de vez em quando a pressão da água ficava menor e o tunel diminuía, molhando quem estivesse passando :).

Tirei várias fotos do desfile e do pessoal brincando na fonte. Elas estão na minha conta do Picasa.

Depois, mais à noite, teve uma festa no Igloo para comemorar a chegada da Bela a namorada do Pedro, um português amigo meu que está trabalhando em Nottingham e estava morando no albergue.

O Domingo foi bem tranquilo, fiquei praticamente o dia inteiro dormindo em casa mesmo. À noite teve uma ventania danada e uma mistura de chuva com neve, mas não foi neve suficiente para deixar nem um restinho para contar história hoje de manhã.

sábado, 17 de março de 2007

Comeca o fim de semana

Ontem a noite nao foi facil dormir. Um pessoal indiano estava fazendo uma festa no meu predio, e nem me chamaram. Estavam fazendo barulho pra caralho!

Depois de um tempo acabei dormindo. So que alguem na festa devia estar fumando, e isso ativou o alarme de incendio. Todo mundo teve que sair do predio e ficar um tempao la fora congelando de pijama e esperando o seguranca vir e desligar o alarme.

Tambem descobri que no meu predio so mora homem.

No mais, o meu cartao de estudante ainda nao esta pronto, entao nao posso entrar na escola no fim de semana. Por isso, estou usando o computador da biblioteca da cidade, onde nao funciona acento. Depois eu conserto isso aqui.

Tabem coloquei mais umas coisas que eu tinha esquecido no texto de Chegada a Nottingham. E so procurar pela parte que esta sem acento ;).

quinta-feira, 15 de março de 2007

Primeiras fotos

Como está escrito aí do lado, as primeiras fotos já estão no ar.

quarta-feira, 14 de março de 2007

XVI

Mesmo com o carinha do Escritório de Segurança tendo me dito para voltar lá depois de 4 dias, fui lá hoje de novo mesmo assim. Como eu esperava, meus dados já tinham sido atualizados no sistema deles. Então pude encomendar uma identidade de estudante, que deve ficar pronta na terça que vem.

É melhor eu sair agora para ver se não fico preso dessa vez.

terça-feira, 13 de março de 2007

Quase lá

Abri a conta! Agora só falta mais uma semana até o meu cartão chegar... Até lá eu posso utilizar a conta direto na agência do campus principal. Vou precisar fazer isso para pagar o depósito da acomodação ainda essa semana.

Também fui até o Escritório de Segurança, e o sistema voltou ao ar! Mas a minha data de fim de curso estava errada, estava antes da data de início. Aí eu tive que voltar à central de registros e pedir para eles consertarem. De volta ao Escritório de Segurança, eles disseram que demora um tempo para o sistema deles se atualizar com o da universidade, e me pediram para voltar depois de 4 dias.

Para terminar o dia, fiquei preso à noite no prédio da computação. A porta da frente é automática e não abre à noite. Eu teria que usar a porta de trás, que só abre com a carteirinha de estudante. Tive que ligar para o telefone de emergência e pedir para um segurança vir me soltar.

segunda-feira, 12 de março de 2007

Segunda semana

Fui pegar a minha carta para abrir a conta no banco, mas ela não estava pronta. Eles tinham tido um problema com o meu endereço porque ainda tinha o endereço do Brasil, e não podia ser de fora do Reino Unido (RU) para o banco. Depois de dar o meu endereço novo e esperar alguns minutos, eles finalmente me deram a bendita carta.

Fui ao banco para abrir a conta e começar a receber, e eles me agendaram para abrir a conta amanhã ao meio dia :-\. Como o meu dinheiro que eu trouxe estava acabando, falei com o pessoal daqui para ver se rolava um adiantamento para segurar a onda. Já tinha conversado a respeito disso com eles antes, então foi tranquilo. Peguei o adiantamento e agora tudo está blz.

Esqueci de colocar aqui da primeira vez. Fiquei conhecendo os meus colegas de flat. Hashim é um que tem cara de budista e está fazendo phd em psicologia, Gesh é um carinha britânico de pais indianos e está fazendo mestrado em na área de negócios (eu acho), e Malcom é um carinha de uns 60 anos que está fazendo MBA. Todos eles são bem tranquilos e não estão nem aí para a imundice do chão da cozinha, que não deve ter sido limpo desde que eles se mudaram para lá em Setembro. Aliás, eu também não estou nem aí para isso.

domingo, 11 de março de 2007

Dia de turismo

Fiz um bocado de turismo, e tirei umas fotos aí. Depois eu coloco no ar.

Também fui até o albergue fazer uma visita para a moçada. Ainda não conheci ninguém da minha casa :-/

sábado, 10 de março de 2007

Primeira semana terminada

Fiquei arrumando as coisas no meu quarto hoje pela manhã. Apesar de eu não ter trago muita coisa, o espaço nos armários é pequeno e todas as gavetas estão bem cheias.

Acho que o pessoal que mora no flat deve voltar para casa durante o fim de semana, porque até agora não encontrei ninguém.

Dei uma volta pelo bairro para conhecer um pouco, mas não encontrei muita coisa para se conhecer também não. É um lugar bem tranquilo, mas não tem muita coisa para fazer. Às vezes também, eu que não procurei direito...

sexta-feira, 9 de março de 2007

Dia de mudança

Hoje eu fiz a minha mudança para o alojamento da universidade. Em vez de fazer uma viagem de táxi, preferi fazer várias viagens de ônibus, levando um pouco de cada vez. Como a passagem para andar de ônibus o dia inteiro é bem barata, ficou muito mais em conta. Então eu pude esvaziar a minha mala gigante lentamente, até que ela ficasse leve o suficiente para eu levá-la sozinha.

Foram 4 viagens no total, duas com a mochila mais uma bolsa, uma com a mochila mais o violão e uma última apenas com a mala gigante.

Justo hoje, sexta-feira, eu estou cansando demais para sair.

quinta-feira, 8 de março de 2007

Quarto dia

Também posso pegar a carta para o banco com a universidade! Fui lá pedir uma e eles me disseram que vai ficar pronta na próxima segunda.

Voltei no Escritório de Segurança, e o sistema continua fora do ar. Vou pedir para eles para me deixar consertar :P

Hoje nós tomamos umas vendo um jogo de uns times ingleses aí de novo, mas ficamos prestando atenção no resultado de um jogo de um outro time alemão de Munich, acho. Era o time da Geena. Ela curte futebol um bocado e sabe o nome de mais jogadores brasileiros que eu - não que isso seja grande coisa ;).

Depois do jogo, nós voltamos para o albergue e assistmos Cidade de Deus.

Amanhã eu me mudo!

quarta-feira, 7 de março de 2007

Quarta-feira - Dia 3

Só hoje me disseram que eu devia ter me registrado com a universidade assim que cheguei! Oh luta! Fui hoje no campus (principal) e fiz o meu registro com eles. Depois, fui tentar tirar a carteirinha de estudante, que também funciona como cartão de acesso ao prédio da escola durante a noite e fins de semana. Fui no Escritório de Segurança, mas eles disseram que o sistema estava com alguns problemas e eu não podia tirar a carteirinha ainda e me mandaram esperar.

Fui ao banco tentar abrir uma conta para começar a receber a bolsa, mas precisava de uma carta da universidade explicando que eu sou aluno e preciso de uma conta. Só com a carta eles abrem uma conta para mim.

Além de me registrar com a universidade, eu também tenho que me registrar com a escola, mas a moça responsável pelo registro está de férias e só volta na segunda. Aparentemente, ela também é a única que pode me dar uma carta para abrir a conta no banco.

Esse monte de burocracia está começando a me desanimar.

Hoje a gente tomou umas vendo um jogo aí de uns times ingleses. Um de azul, outro de vermelho e branco.

terça-feira, 6 de março de 2007

Terça-feira - Dia 2

Dei uma volta pelo campus principal da universidade - a Escola de Ciência da Computação fica em um campus diferente, o "Jubilee Campus", mas fica bem perto do principal. Ambos os campus são bem cuidados e arrumados. O Jubilee também tem uma grande área em construção, e um grande plano de expansão.

Fui no campus principal para tentar encontrar acomodação dentro do campus. Chegando lá, eles me explicaram que só os alunos da graduação que podem ficar nos alojamentos do campus (maleditos). E também só quem está nos alojamentos do campus tem direito a algumas regalias, tipo cartão de refeição para café da manhã, almoço e jantar. Quem é aluno mas não mora no campus só tem cartão para almoço.

Mas beleza. Eles também tem algumas moradias oficiais da universidade bem perto do campus, e se você não quiser nenhuma delas, eles te ajudam a encontrar uma vaga em alguma república ou algum quarto individual para alugar. Então eu peguei algumas dicas de quais moradias tinham quartos vagos, e fui visitá-las.

Havia dois quartos vagos em dois flats para 5 estudantes com cozinha e banheiro compartilhados, mas esses dois ficavam numa moradia que, embora fique perto do campus principal, fica bem longe do Jubilee. Aí, nem rolou.

O último quarto era em outra moradia bem perto do Jubilee. É em um flat para 4 estudantes com banheiro individual e cozinha compartilhada. Ou seja, bem mais caro, mas também bem mais limpo e organizado. Então, é o que tá rolando. Vou tentar me mudar para esse até o fim da semana.

Hoje a gente ficou tomando no albergue mesmo, cerveja com cidra e um outro negócio lá, uma bebida que eles chamam de "mordida de cobra".

segunda-feira, 5 de março de 2007

Segunda-feira - Dia 1

Finalmente fiquei conhecendo a minha orientadora. Ela parece ser bem tranquila, e me deu duas semanas para me assentar aqui, isto é, encontrar um lugar para ficar na universidade, fazer o meu registro na escola, abrir uma conta bancária e tudo mais.

Eu vou compartilhar um laboratório com mais 4 estudantes. O espaço é muito bacana! Cada um tem uma mesa própria bem grande, luminária, gaveteiro e prateleiras para colocar coisas. Isso tudo, além de um computador novo com monitor LCD de 19"! =D Tá bombando!!! Pena que é tudo windows... :-/

Hoje fiquei por conta de preencher alguns papéis para ver se consigo uma bolsa especial para estudantes de fora. Essa bolsa não me garante mais dinheiro, mas seria mais verba para o departamento e é uma coisa boa para o meu currículo. É bem difícil alguém ganhar a bolsa, mas a minha orientadora insistiu. Então, bora.

Depois de um tempo lutando para o computador funcionar (afinal, ele é windows), consegui ter acesso aos formulários que eu precisava preencher e mandar todos os papéis. Só isso já tomou todo o meu dia.

Hoje eu e o pessoal do albergue fomos a um pub que ia ter música ao vivo, e alguns conhecidos do Kevin iam tocar. Muito doido! A última apresentação foi de uma menina cujas músicas eram muito parecidas com as primeiras da P. J. Harvey.

domingo, 4 de março de 2007

O Primeiro Fim de Semana

O primeiro fim de semana foi bem tranquilo. Reencontrei um carinha que eu tinha conhecido na primeira vez em que fui ao albergue em 2004 e que mora lá até hoje, um australiano britânico chamado Kevin. Também conheci outras pessoas bacanas:
- Alex: um carinha alemão que está trabalhando por aí;
- Geena: uma alemã estutante de economia que estava em Nottingham de férias;
- Pedro: um português que começou a trabalhar recentemente em Nottingham numa empresa de Biodiesel;
- B: a dona do albergue, também muito gente boa.

Mas foi isso aí. Andei um bocado por Nottingham, fiquei conhecendo tudo de novo. Muito fast-food, muita cerveja diferente, umas coisas assim. Amanhã é dia de ir à universidade conhecer a minha nova orientadora.

sexta-feira, 2 de março de 2007

Chegada a Nottingham

Chegando em madri, fui procurar de onde sairia o meu vôo para Londres.

O aeroporto de Madri é muito doido! Pelo menos a parte nova onde eu passei é muito doida! São como dois terminais bem compridos mas sem comunicação entre eles. Quer dizer, sem comunicação por cima da terra. Existe apenas um trem subterrâneo ligando os dois terminais entre si e à parte velha. Mas é muito bonito o aeroporto! Realmente é uma obra prima da engenharia moderna! ;)

Mas, tudo bem. Uma vez descoberto o terminal para Londres, olhei para cima e vi uma placa dizendo "Portão J - 29min". Ou seja, daquele ponto eu demoraria aproximadamente 29 minutos para chegar ao portão J andando a pé! Putz! Mas lá fui eu. Desci as escadas, peguei o trem, subi as escadas, passei pela segurança, atravessei quase o terminal inteiro, mas consegui chegar ao portão.

Cheguei lá, fiz uma hora, comi alguma coisa, voltei, ainda faltavam três horas para o embarque. Sentei e tirei um cochilo. Acordei faltando menos de meia hora para a decolagem. Olhei ao meu redor e achei estranho que ainda não haviam começado o embarque. E mais estranho ainda que a maioria das pessoas à minha volta estavam falando francês. Fui atrás da tela que mostra todos os horários e vôos e tal, e vi que o meu vôo tinha mudado para o Portão R. Olhei para cima e vi a plaquinha "Portão R - 22min". GAH!!!

Presepada 2 - Saí correndo em disparada pelo aeroporto, desci as escadas, peguei o trem, subi as escadas, passei pela segurança, carimbei o passaporte, corri pelo terminal, mas consegui chegar faltando 7 minutos para decolar. O avião ainda ficou uma meia hora parado esperando a mala de algum infeliz que ainda não tinha sido colocada à bordo (muito provavelmente a minha).

Mas consegui chegar a Londres em torno de 21h00 (horário da bruxa verde). Fiquei uns 20 minutos conversando com o cara da imigracao para mostrar que eu estava indo estudar, e que nao tinha problema e tal. Depois, ele ainda me mandou ir na enfermaria do aeroporto tirar um raio x dos meus pulmoes. Acho que era para constatar que eu nao tinha tuberculose ou coisa assim.

Cheguei na esteira de bagagem e encontrei apenas a minha bagagem no chao ao lado da esteira, sem o lacre que o pessoal da TAM tinha colocado no inicio da viagem. Ainda nao sei onde ele foi retirado.

Daí, foi um busão direto do aeroporto para Nottingham. Dormi no ônibus e acordei com a mão totalmente dormente. Dormi com os dedos encostados na janela e eles quase congelaram. Fora isso, a viagem foi bem tranquila.

Cheguei ao albergue à 1h00. Eles estavam me esperando, porque eu tinha conseguido mandar email de uma lan house avisando o horário em que iria chegar mais ou menos (tudo bem, eu havia dito que chegaria às 00h00).

E enfim consegui dormir numa cama.

quinta-feira, 1 de março de 2007

O Início da Viagem

A viagem começa antes da partida, na verdade. Depois de resumir todos os meus pertences em uma mala gigante de 31,4Kg, uma mochila de 14Kg e uma bolsa de violão, encaixotar todo o lixo que restou e almoçar, meu pai e o Alla foram comigo ao aeroporto. De Confins até o Rio o vôo foi tranquilo, sem grandes problemas.

Ao chegar no Rio, foi que a presepada começou. Descobri que o meu vôo para Madri, que deveria sair às 20h05, sairia apenas às 23h30. Com isso, o meu vôo de Madri para Londres também seria atrasado, chegando ao destino pouco depois das 20h00. Para consolar os passageiros, a empresa aérea (Ibéria, diga-se de passagem) deu a todos um cupon para um jantar gratuito em um dos restaurantes do aeroporto.

E lá se foi a intenção de chegar ainda de dia a Nottingham e ir direto à universidade.

De qualquer forma, tudo bem, fazer o quê! O vôo deve ter saído lá pelas 23hbatatinha, o jantar foi servido (de novo) lá pelas 1h30, e lá pelas 13h00 - horário de Madri - eu acordei e eles serviram o café da manhã (povo doido).