quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

De saída...

Boa tarde.

Sei que não tenho escrito aqui já faz um bom tempo (mais de dois meses), mas tenho estado muito ocupado e sem tempo para escrever.

Amanhã vou sair de viagem para Zürich, passar o natal com Olga e Gusmão. Depois nós vamos dar uma passada em Budapest e passar o ano novo com o Gaspar em Vienna. Quando eu voltar, posto as fotos aqui, mas não garanto que vou escrever relatos da viagem porque estou ficando um pouco atrasado com o meu projeto aqui.

Só para não dizer que eu não estou colocando nada aqui, tirei algumas fotos do inverno e das decorações de natal da cidade. Fiquem com elas por enquanto.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Update do mês

Eu sei que não tenho escrito muito aqui, mas o caso é que não tive nada para escrever esses dias. Mas agora eu tenho uma coisa ou duas que vale a pena contar.

Fui no cinema esse fim de semana e passou uma propaganda da Brahma antes do filme! Mostrava dois caras no Rio improvisando uma mesa de ping-pong com umas caixas, uma tábua, um pedaço de rede de pescar, dois copos para segurar a rede e chinelos para usar de raquete. Juntando com o outdoor de Brahma que eu vi na China, dá para sacar que eles estão investindo pesado em exportação. Não achei esse comercial, mas achei outros dois que passam em todo filme que eu acho bacanas: um da Nissan e outro do Sunday Mail.

Mudando de assunto, a minha casa entrou em reforma essa semana. Hoje eu já acordei com o pessoal jogando coisas lá embaixo. Se eles chegarem cedo todo dia igual a hoje vamos ter um banheiro bem congestionado pela manhã, já que todo mundo vai acordar ao mesmo tempo. Por enquanto a reforma é só do lado de fora, mas quando estiver chegando no final vai ter um pedaço dentro de casa também.

Hoje nós fomos ilhados! Tem uma vala gigantesca ao lado da casa ao redor da porta de entrada. Para entrar temos que ir pelos fundos. Um dos caras que moram comigo tirou umas fotos da zona.

Bem, é isso aí. Depois eu dou mais notícias.

Abraço a todos.

PS: Acabei de ver um aviso do blogger falando que o sítio vai sair do ar às 4pm PDT. O que diabos é PDT? Tinha que colocar o horário em UT!

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Are you asking for a challenge?

O Gude me desafiou! Então, aí está a resposta (junto com as regras do desafio):

1. Pegar o livro mais próximo.
Estou na Universidade, então só tem livro de trabalho. Peguei o How to Solve It: Modern Heuristics, do Zbigniew Michalewicz e do David B. Fogel.

2. Abri-lo na página 161.
Feito. (Por sorte não é uma página totalmente em branco, mas sim a primeira do capítulo 7: Designing Evolutionary Algorithms.)

3. Procurar a 5ª frase completa.
OK.

4. Postar a frase no blog.
Metaphorically, the search is conducted on a landscape of hills and valleys (see figure 7.1), which is also called a "response surface" in that it indicates the response of the evaluation funcion to every possible trial solution.
Achei essa frase muito boa, apesar de ter sido aleatória. =)

5. Não escolher a melhor frase nem o melhor livro (usar o mais próximo)
OK.

6. Repassar o desafio para cinco blogs
Hum... não. Estou com preguiça. Como disse um dos caras do desafio em algum blog obscuro por aí: Quanto ao passar o desafio a 5 pessoas, prefiro passá-lo a quem lhe apetecer aceitá-lo.

Editado: Lanço o desafio a qualquer um que tenha blog ou não. Quem quiser, pode postar nos comentários mesmo.

7. O que você está achando desse livro?
É bacana.

domingo, 9 de setembro de 2007

Semestre novo, casa nova

Mudei! Saí da moradia da universidade e agora estou morando com alguns amigos que conheci na computação. São um polonês, um italiano e um argentino. A briga na copa do mundo vai ser feia...

O meu quarto é o único cômodo no último andar. Por aí dá para ter uma idéia de como é:



Estou quebrado da mudança de ontem. Gastei seis viagens da moradia para cá trazendo tudo, e ainda deixei mais umas coisa lá para pegar na segunda. Eu devia ter me lembrado de alongar...

domingo, 12 de agosto de 2007

Surf's Up

O melhor filme de animação do ano!!!
Capão, você TEM que ver esse filme!

Surf's Up

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Meu Daemon

Imitando o meu amigo Pedro, aí está o meu Daemon também:

domingo, 22 de julho de 2007

Resumo da viagem

É, ter acesso a um computador na viagem foi mais complicado que eu pensei. E eu que fiquei com um pouco de preguiça. Mas vou tentar fazer um resumão.

Paris foi muito bacana! Deu para passear um bocado com a galera. Entre as estressadas da Olga (que estava trabalhando demais) e as piadinhas fracas do Gusmão (que estava à toa demais) deu para curtir um bocado. A culinária francesa realmente é muito boa, está aprovada! :)

O show do Red Hot também foi bacana. Teve umas duas bandas farofa para abrir o show, e o Anthony Kields estava meio doente, mas mesmo assim foi muito bom. Só fiquei triste que a única música que eles tocaram do Blood Sugar Sex Magik foi Power of Equality, não tocaram Give It Away nem Under the Bridge :(.

O meu vôo para a China saía às 7:00, e não havia trem tão cedo para ir ao aeroporto e pegar o avião nesse horário. Então, tive que pegar o último trem da noite e passar a noite lá. Foi até um pouco difícil encontrar um banco vago na sala de espera porque tinha mais um monte de gente dormindo lá.

A China foi doida demais!!! Primeiro, foram dois dias no alojamento da universidade em Ningbo. Aí o negócio era sempre acordar de manhã, entrar no ônibus, visitar templos, bibliotecas, praias e até uma ponte gigantesca em construção, tudo para mostrar para a gente como a China é um lugar bacana e desenvolvido.

Depois, foram três noites na casa de um estudante chinês da universidade, que ia ser tipo uma babá para cada um. A minha babá se chamava Zhu Minmin (Zhu é o sobrenome, na China ela vem antes do nome), e ela é muito gente boa. A maioria dos estudantes chineses lá eram muito tranquilos. Durante o dia, foi o mesmo esquema de passear, ver as maravilhas da China e tudo mais.

No sábado, teve uma apresentação onde qualquer aluno de qualquer universidade podia apresentar alguma coisa. Teve umas meninas alemãs que cantaram uma música falando que a Alemanha vai ganhar a copa de 2010, umas meninas chinesas dançando com leques, umas meninas japonesas recitando um poema, um bocado de coisa. Eu achei que ia ser uma coisa bem informal e tal e que ia ter mais gente de Nottingham apresentando também, e acabei me inscrevendo para tocar violão. Acabou que eu fui o único daqui a fazer alguma coisa. Depois da apresentação, foi todo mundo para casa fazer as malas e aprontar para ir para Shanghai no domingo.

Shanghai também foi bem bacana. Ficamos em um albergue que tinha um pub no terraço com vista para Pudong (a região que de acordo com a Olga parece uma cidade do futuro), muito doido. Visitamos a Torre de TV, um templo, e depois ficamos passeando pela cidade. Na terça eu comecei a jornada de volta.

A primeira parada foi Milão. Cheguei às 18:30 e o meu vôo saíria às 7:00 no dia seguinte de outro aeroporto. Deu tempo só de passear um pouco pela cidade, provar da comida italiana (que também é muito boa), depois ir passar a noite no aeroporto de novo.

Aí, passei mais um dia em Paris, visitei o túmulo do Jim Morrison e mais uns outros aí. Depois voltei para a casa do Gaspar e dormi para acordar cedo e pegar mais um avião para voltar para casa.

Claro, tirei um bocado de fotos de Paris, Ningbo, Shanghai e até umas em Milão.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Início da Viagem Paris/Ningbo/Shanghai

Hoje começa a viagem Paris/Ningbo/Shanghai.

Saio do aeroporto de Nottingham para Paris às 16:40. Lá, vou ficar na casa do Gaspar junto com Olga e Gusmão. O Alla também vai estar lá de bobeira, então vai rolar de fazermos uns turismos juntos :D, além é claro do show do Red Hot Chili Peppers na sexta!

Na segunda dia 09/07, às 7:00, parto de Paris para Shanghai, chegando lá às 8:45 do dia seguinte. Do aeroporto, vou direto para a estação de trem para ir a Ningbo. Devo encontrar com um pessoal na estação, e vamos para Ningbo juntos. Na estação em Ningbo, vai ter um pessoal da para levar todo mundo para a universidade lá, e mais tarde vai ter um jantar de abertura do festival de estudantes e tal.

Os próximos dias serão tipo um pacote de turismo lá por perto, tudo organizado pela universidade. Vai ter passeios em cidades históricas e aldeias de pescadores, bem como atividades esportivas (???) e um tempo na praia (mal posso esperar para tirar uma foto tomando uma cerveja chinesa na praia).

No domingo dia 15/07 (meu aniversário), volto para Shanghai. Vou ficar em um albergue na beira do rio que tem vista para o cartão postal de Shanghai (hooray! :D) com um pessoal que também vai ao festival. Mais alguns dias de passeio, e quem sabe não compro um tennis e/ou um celular? :) Estava pensando também em um equipamento para acampar, tipo mochila, barraca e saco de dormir, mas não sei se isso é mais barato lá também.

Terça, dia 17, pego o avião de volta para Paris. Na volta, vou ter que passar uma noite em Milão, porque foi a passagem mais barata que eu achei. Não vai dar tempo para fazer muita coisa, vou chegar às 18:30 e sair às 7:00. Vai rolar só de dar uma volta pela cidade, aproveitando as últimas horas de claridade (já que aqui fica claro até umas 21 e alguma coisa). Depois, ainda não sei se vou direto passar a noite no aeroporto, ou arrumar um albergue baratão de última hora. Quando fui para os Países Baixos e cheguei ao Aeroporto de Stansted às 4:00, tinha um bocado de gente dormindo lá, alguns inclusive acamapando com barracas e tal! Parece que não é tão incomum por aqui.

Depois, mais um dia em Paris, e saio de lá no dia 19/07 às 9:45 da manhã, chegando em Nottingham às 10:05. É isso aí, esperem várias postagens ao longo desses dias, porque eu é que não vou deixar para fazer tudo no último dia!

domingo, 17 de junho de 2007

Visita a Londres

Fiquei um bom tempo sem postar, mas dessa vocês vão gostar. Nunca vi tanta presepada junta!

Há umas duas semanas atrás, recebi um email falando que a Universidade vai promover uma viagem de uma semana à China em parceria com a Universidade de Ningbo, e que qualquer aluno podia se candidatar para ir. Tanto acomodação como a maioria das refeições serão providas pela universidade de lá, e a universidade daqui vai dar uma ajuda para comprar a passagem de avião. Eu e o Patrick nos candidatamos e conseguimos vaga, então do dia 10 a 15 de Julho estaremos na China. Foram escolhidos 25 alunos da graduação e pós e de um monte de cursos e nacionalidades diferentes. Acho que vai ser muito bacana.

Pois bem. Além disso, a prima minha Rafaella está mochilando por aqui, e estava combinando de me encontrar com ela em Londres. Além de passear, eu ia aproveitar para ir na embaixada chinesa para tirar o visto para mim e para o Patrick.

Depois de confirmar o dia de última hora (como eu sabia que ela faria), tive que correr para comprar passagens, reserva albergue e pedir para a minha orientadora. Mas beleza, fiz reserva no albergue, comprei passagens de ônibus, pedi para a minha orientadora (que não gostou muito mas deixou), e também reservei um passeio para Stonehenge e Bath.

Cheguei lá às 22h30 mais ou menos e fui para o albergue. A Lela chegou um pouco depois e passou do albergue direto. Ainda bem que eu fiquei olhando da janela, e vi quando ela passou.

O passeio para Stonehenge era no dia seguinte, e teríamos que chegar ao ponto de encontro às 7h55, que era perto da estação de King's Cross (a mesma que o Harry Potter usa para ir a Hogwarts :P). A única forma de acordar na hora certa, era usando o celular da Lela de despertador, e ele estava quase sem bateria e o recarregador não funcionava com as tomadas britânicas. Então, fiquei com ele na mão para garantir que não iríamos perder a hora.

Senti o celular tremer, e assim que abri os olhos ele desligou. Imaginei que estava na hora, acordei a Lela e saímos para o passeio. Quando estávamos quase chegando no ponto de encontro, o celular tocou o despertador. Pelo visto ele tinha tremido antes porque ia desligar, e voltou a vida na hora de despertar, então nós tínhamos acordado mais ou menos uma hora antes do necessário. O que foi até bom, já que demoramos a encontrar o ponto exato de encontro.

Mas beleza. Chegamos em Stonehenge, pegamos o guia eletrônico (um radinho que você vai andando em volta das pedras e quando vê um cartaz dizendo "aperte o número X" você aperta o número X para ouvir o guia eletrônico falando alguma coisa) e demos a volta em torno das pedras. Achei legal, mesmo não podendo entrar no círculo, apenas olhar de longe. Ia ser melhor se tivéssemos mais tempo para ficar sentado na grama só olhando as pedras, igual tinha uma galera fazendo. Mas eu achei esse esquema de guia eletrônico muito paia, ia ser muito melhor tem um carinha lá contando as paradas para a gente.

Depois, voltamos ao ônibus e fomos para Bath. Lá, fomos numa casa de banho romana muito louca, onde também tem umas fontes de água quente natural. Lá também tinha os malditos guias eletrônicos, mas também tinha uma versão ao vivo bem melhor. Depois, a gente teve um tempo para passear na cidade. Como estava chovendo um bocado, só comemos alguma coisa mesmo e já era hora de voltar. Bath parece que é uma cidade bem bacana, e acho que até rola de passar tipo um fim de semana lá para ver mais coisas. Vou ver se consigo convencer alguém a ir lá de carro um dia desses :).

Chegamos ao albergue, e fomos trocar de quarto. Como a reserva tinha sido de última hora, eles colocaram a gente cada dia em um quarto diferente. Então tivemos que fazer check-in todos os dias :(. Mas fazer o quê?! Mudamos de quarto e eu fui tomar banho. Foi aí que eu percebi o chuveiro. Ele é temporizado, igual às torneiras dos banheiros públicos, do tipo que você aperta e ela fica aberta por uns 7 segundos. Mas o chuveiro ficava aberto mais tempo, tipo uns 15 segundos >:(. Como não podia fazer nada além de ficar apertando o botão, tomei banho naquele chuveiro mesmo.

Saímos, mas não encontramos nenhum lugar que parecesse valer à pena. Acabamos ficando no bar do albergue mesmo e ficamos conhecendo um argentino muito louco!

No dia seguinte, acordamos de manhã, tomamos café (que atrasou meia hora) e fomos à embaixada para eu tirar os vistos. Estávamos quase chegando, quando eu vejo um lugar com uma fila enorme, e era aquela fila mesmo que eu precisava pegar para tirar o visto. Fiquei na fila, e a Lela foi olhar a Internet para comprar passagem de volta para Barcelona.

Na fila, comecei a perceber que o formulário que todo mundo tinha nas mãos era diferente do meu. Perguntei ao carinha lá, que me disse que o meu formulário estava errado (acho que a gente acabou pegando o da página da embaixada chinesa de Manchester, e não da de Londres (PQP!!!)), e que eu teria que passar os dados para o formulário certo. Pedi ao pessoal atrás de mim para guardar o meu lugar, e saí da fila para preencher o formulário.

Copiei todo o meu e o do Patrick, mas quando cheguei na assinatura, travei. Pedi de novo ao cara lá para aceitar o outro formulário que tinha todos os mesmos dados mais a assinatura, mas não rolou, eu ia poder aplicar só para o meu visto mesmo. Fui voltar para o meu lugar na fila, mas o carinha que eu tinha pedido para tomar conta do meu lugar já tinha ido embora. Expliquei a situação para o segurança, mas ele não me deixou ficar no lugar certo, tive que voltar para o final da fila. Mas consegui entregar a minha aplicação, a Lela chegou, e a gente foi embora finalmente!

Ficamos o dia passeando de metrô, ônibus panorâmico e barco. Foi até bacana.

Depois, fomos à estação de trem para comprar a passagem da Lela, que ela não havia comprado de avião porque estava muito cara. Não conseguimos lá, mas eles disseram para procurar uma loja da RailEurope no centro que poderia nos ajudar. Procuramos pela loja por quase uma hora, passando em frente a ela sem perceber duas vezes! Quando finalmente achamos a bendita loja, a passagem de trem era mais que o dobro da de avião! Aí, fomos embora.

Fomos procurar a loja onde a Lela tinha ido usar a Internet de manhã, porque ela ainda não tinha gasto todos os minutos. Mais uma vez ficamos andando um tempão a mesma rua indo e voltando sem achar a porqueira da loja, desistimos e entramos em um restaurante chinês que tinha Internet. Deu para comer a acalmar um poucos os nervos que estavam estourando.

Estávamos voltando para casa, quando resolvemos aproveitar a luz do dia para conhecer mais um parque. Ao chegar lá, vimos que estava tendo um show com umas 15 bandas lá, entre elas Air e White Stripes. O show estava rolando o dia todo, e quando chegamos o show do Air estava na metade, e depois só faltaria White Stripes. Mesmo assim, o preço ainda era o mesmo (caro bagarái), então nem animamos de entrar.

Nos fundos, perto da porta de saída, tinha uma galera espalhada sentada na grama só escutando o show de longe, então nos juntamos a eles e ficamos lá ouvindo o show de longe. Depois, voltamos para o albergue.

Chegando lá, fomos pegar as coisas para mudar de quarto de novo. Aí dei falta da minha toalha! Procurei por ela por todo o quarto e não achei! Fui até a recepção reclamar, mas o carinha só falou "aqui é um albergue, se fudeu neguin". Caralho! Uma coisa é o albergue não se responsabilizar pelas coisas roubadas nele (com todo mundo no mesmo quarto, isso nem seria possível), mas outra coisa é ele não dar a mínima quando alguma coisa de um hóspede some! Que albergue do quinto dos infernos!!! E eu já fiquei em vários até hoje, e nunca tinha tido nenhum problema desse tipo! E nem tinha visto nenhum chuveiro pão duro igual a esse também!

Teve uma festa no bar do albergue e acabamos ficando por lá mesmo. Depois, descemos para o porão, onde é a sala comunal, e ficamos lá trocando idéia com um pessoal. Aí, chegou uma galera bem emo, entre eles um cara de cueca samba canção que tinha apostado com o outro que ia para a sala comunal daquele jeito. Além de várias tatuagens, esse cara tinha tatuado o logotipo do Windows XP na batata da perna... Puta... Que... Pariu!!! Aí eles começaram com umas coisas de viado, de tentar tirar a cueca do cara, de ficar apertando o saco dele, muito gay! Aí eu saí fora e fui dormir.

No dia seguinte, fomos arrumar para ir embora. Como acordamos cedo (nem dava para dormir muito com a claridade que entrava no quarto), demos uma volta em um outro parque lá perto antes do café. Depois voltamos, tomamos café, voltamos à embaixada chinesa para eu pegar meu visto (o que foi até bem rápido, graças a Deus), passeamos mais um pouco, e às 12h30 eu peguei o ônibus de volta para casa.

O ônibus atrasou uma hora por causa de trânsito e chuva. Quando cheguei, ainda estava chovendo um pouco, então coloquei a minha capa que comprei em Machu Picchu que cobre a mochila também. Graças a Deus que eu sempre ando com essa capa! Na metade do caminho começou a cair um pé d'água gigantesco!!! Digno dos do Brasil que fazem corredeiras nas ruas!

E bem quando estou lutando para atravessar uma rua, olho para o lado, e vejo um carinha com uma máquina fotográfica apontada para mim! E bem na hora em que eu olho o flash bate! Tipo o cara me viu lutando apra atravessar a rua e acho que merecia uma foto... muito surreal. Então se vocês virem por aí uma foto de um cara parecido comigo de capa na chuva com cara de quem não está entendendo nada, provavelmente sou eu.

Então eu cheguei, tirei um litro d'água de cada bota, tomei um banho de verdade, e dormi por 12 horas.

FIM

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Newstead Abbey

Sábado passado, fui com dois amigos poloneses visitar Newstead Abbey, a antiga casa do Lord Byron. Depois, fomos em Hucknall visitar o túmulo dele e da filha dele, Ada Lovelace, que me disseram ser a primeira programadora da história.

É um lugar muito bacana. A igreja que tinha lá não existe mais, mas ainda assim é um lugar comum para casamentos (estavam ocorrendo três enquanto estávamos lá). Acredito ser por causa dos jardins que tem lá, que são muito bacanas.

Coloquei algumas fotos no Flickr. Estou experimentando o Flickr um pouco. Ele parece ser bem mais avançado que o Picasa, e também tem um número maior de programas que conseguem fazer upload direto para ele, tipo o F-Spot. Além disso, o Flickr não tem limite de espaço, apenas um limite de upload por mês! =D

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Edição Extraordinária

Estava conversando com o Baha (Baharuddin Mohamed) agora, e ele me contou que quatro estudantes da nossa sala desapareceram sem deixar vestígios nos últimos quatro anos.

  • Primeiro foi uma menina britânica, que sumiu no primeiro ano. Não sei de quem ela era aluna.

  • Depois, foi um carinha alemão, que era aluno da minha orientadora. Ele sumiu no segundo ano.

  • Aí, foi um outro carinha britânico que era aluno de um outro cara, que sumiu também no primeiro ano.

  • Por último, foi o carinha que ocupava o meu lugar.


Estou começando a achar que a minha sala é mal-assombrada... É melhor alguém chamar o Scooby-doo para resolver esse mistério.

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Oh luta!

Onze dias sem postar? Lá se vai a intenção de ser pelo menos uma vez por semana...

Mesmo tendo passado tanto tempo, estou meio sem assunto. Então vou falar de um monte de coisas misturadas.

*******

Tive que sair hoje mais cedo da Universidade porque o meu cérebro estava fundindo. Nas últimas semanas, estive lendo alguns artigos bem velhos clássicos de caras como Schrage, Balas e Carlier. Sempre que encontro no artigo uma frase que começa por "Pode-se ver claramente que", eu sei que vou passar as próximas quatro horas tentando "ver claramente" o que o autor quer dizer. É muita matemática pesada, e hoje minha cabeça estava quase estourando.

O Firefox está configurado para mostrar sugestões na caixa de busca. Aí, quando eu ia procurar pelos artigos do Schrage, depois de digitar "sch", a primeira sugestão é "school girls". O mundo está fudido mesmo.

*******

Desde que eu fiz a carteirinha do cinema, que me deixa ver quantos filmes eu aguentar :), tenho visto de dois a três todo sábado. Está virando uma rotina minha aqui. Aí vão alguns que eu já vi:

- Sunshine: um suspense mais ou menos, do tipo que quando te perguntam se é bom você fala "Ah, sei lá. É legal.".
- Bridge to Terabithia: achei que fosse ser tipo Crônicas de Nárnia e afins, mas não tem nada a ver. Na verdade, é um filme bem triste que eu não recomendo para criança. Mas, "ah, é legal".
- Fracture: filme de advogado com o Anthony Hopkins. Bem bacana. A história poderia ser melhor explorada, e o ator principal é bem fraquinho, mas o filme ainda é bom.
- Black Snake Moan: muito doido! Samuel L. Jackson é o cara, e a Christina Ricci não só está muito boa no filme, como ela também está muito boa no filme! Que monte de mulher que tem naqueles 1,55m! :P~
- Spider Man 3: decepcionou. Decepcionou mesmo. Fala sério! Nem vou falar mais nada não.

Teve vários outros que eu não lembro agora. Mas hoje vai estrear Piratas do Caribe! Infelizmente, com o cartão eu só posso pegar entradas para ver no dia, não posso comprar com antecedência, então só vou poder assisitir no sábado. E nos próximos fins de semana, ainda vão estrear Quarteto Fantástico 2, Shreck Terceiro, Transformers e Harry Potter! :P Se não desapontarem igual Homem Aranha, está bom.

Estranho que o filme Paradise Lost (Turistas), que mostra uns gringos vindo ao Brasil e morrendo, ainda não estreou aqui. No EUA estreou em Dezembro, no Brasil em Fevereiro, mas aqui só em Junho (?).

*******

Falando em Transformers, foi eleita a primeira prefeita transexual do Reino Unido. E a "primeira dama" também é uma mulher que antes era homem. Então as duas fizeram a operação, mas acabaram virando lésbicas depois. Como diria o Obelix, "São loucos esses britânicos!".

*******

Falando em viadagem, o Alla deve vir aqui no final de Junho, logo antes do show do Red Hot, então estou vendo se rola de a gente ir ao Stonehenge, ver de qual é a daquelas pedras! Também dar um rolé em Londres e quem sabe ver os penhascos brancos de Dover. Depois, vai ser Paris e Red Hot na veia!

*******

Cheguei hoje e encontrei pregado na porta um aviso da diretoria que eles farão uma vistoria nas áreas comuns do apartamento na quarta que vem, para ver se está tudo limpo. Bem, nunca ninguém limpou nada até hoje desde que eu cheguei em Março, e pelo estado do chão da cozinha, isso já é assim desde o início do ano letivo em Setembro! Se a diretoria não gostar do estado do apartamento, eles dão 24h para a gente limpar. Se eles não gostarem de novo, eles vão chamar alguém para limpar e mandar a conta para a gente. Vou tentar trocar idéia com a galera hoje para ver o que rola de fazer.

*******

Todo dia, estou vendo um episódio de South Park no AllSP.

*******

No mais, aguardem para o Projeto Addicted.

domingo, 13 de maio de 2007

Esquisitices britânicas

Já faz algum tempo que eu queria fazer um texto sobre as esquisitices britânicas. Esse monte de coisa que tem diferente aqui do resto do mundo, principalmente do Brasil, algumas coisas sem motivo aparente.

1. Vou começar pela mais óbvia, a primeira que todo mundo nota assim que sai do aeroporto: aqui os carros andam à esquerda. É muito estranho assim que você chega aqui, e se demora um pouco a acostumar. Não sei quanto demora, porque acho que eu ainda não me acostumei totalmente. Sempre que vou atravessar uma rua de mão dupla, ainda me pego olhando para o lado errado de vez em quando. E pelo visto não sou só eu que acho isso estranho. Em quase todas as ruas, na faixa de pedestre, tem escrito para qual lado você tem que olhar. Acho que eles já devem ter tido muitos problemas por causa de disso por aqui.

2. As tomadas. Quando eu vi pela primeira vez, pensei "que putaria é essa???". É uma tomada gigante e realmente esquisita. Não sei se ela existe em outros lugares do mundo.



3. A educação. Aqui, se você não terminar todas as frases com "please", você é extremamente rude. Eu tive alguns problemas com isso assim que cheguei, mas acho que agora já estou mais acostumado com a situação. O pessoal aqui curte mesmo as formalidades, enquanto que no Brasil é o contrário. Aí, as pessoas gostam da falta de formalismo, e às vezes gostam de conversar com desconhecidos como se os conhecessem há anos.

4. Música. Como o Fagner disse, a cidade aqui transpira rock. Bem, na verdade ela apenas parece que transpira rock. Já peguei ônibus aqui em que o motorista é um cara velho de cabelo branco com rabo de cavalo ou com brincos de argola dourada do tamanho de moedas de R$0,50. E também com motoristas mais novos com cabelo bagunçado, tipo essas bandas novas moderninhas. Só que, como eu disse, isso é só aparência. O pessoal aqui curte é pop. E eu não estou falando do pop legalzinho tipo U2, aqui a maioria das pessoas gosta é de Britney Lanças, e dos Garotos da Rua de Trás! Chegou ao ponto em que eu fui no aniversário de um carinha da computação, e tinha uma menina toda punkzinha com mechas roxas no cabelo, e o namorado dela também todo punkzinho com pulseiras de espinhos. Ela ia começar uma rodinha de violão. Aí, ela começou a tocar "Oh baby baby"... e não era de zoação!!! Britney Spears em rodinha de violão quebra a bicicleta...

Ah, consegui instalar o linux no computador! =D Segui a solução que as outras pessoas tinham com drives de CD iguais ao meu, e comprei um novo no eBay. Ao abrir o computador para colocar o drive, encontrei um HD de 8GB desplugado lá dentro! Acho que a universidade aqui está com dinheiro sobrando demais para esquecer um HD dentro de um computador. Como ele é bem velho e pode morrer a qualquer momento, deixei o windows instalado nele.

Então é isso aí. Vou tentar não passar mais de uma semana sem escrever de agora em diante. Acho que eu já disse isso, mas talvez não. No mínimo eu já pensei em dizer. Se mais alguém estiver tão entediado quanto o gusmão, um amigo meu está escrevendo um livro através de um fotolog, chamado Luizinho, O Livro. Ele conta a história de um cara chamado Luizinho (óbvio), e o narrador vai conversando com o personagem ao decorrer do livro. É muito bacana, e eu já postei uns capítulos no news de literatura do dcc.

Lights out

domingo, 6 de maio de 2007

Frustrante!

Consegui fazer a Internet funcionar no windows (merda de computador que tem duas placas de rede), mas o linux não instalou nem a pau. Procurei no google e encontrei um monte de gente que teve o mesmo problema com esse meu drive de CD, e a solução de todo mundo foi a mesma: trocaram o drive de CD.

Trilha sonora para a tentativa:
Metric - Empty ("When there is no way out, the only way out is to give in")

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Países baixos

Saí de casa lá pelas 22h30, para pegar o ônibus até o aeroporto de Stansted que saía às 0h15. Um ônibus que me fez sentir saudades dos ônibus do Brasil, mas tudo bem. O que importa é que às 7h00 saía o meu avião para Amsterdam.

Cheguei ao aeroporto lá pelas 4h15. Às 4h40 consegui chegar ao meu terminal, que estava totalmente escuro e deserto. Depois de ter de correr pelo aeroporto de Madrid, resolvi ser esperto dessa vez e ficar vigiando o painel com as saídas. Tentaram me pegar de novo e mudaram o meu vôo de terminal, mas dessa vez eu vi a tempo e não tive que sair correndo pelo aeroporto.

Quando cheguei ao aeroporto Amsterdam, lembrei que não sabia chegar o albergue. Fui no balcão de informações, perguntei lá e me explicaram direitinho. A moça até me zoou, "você não planejou essa viagem muito bem, né?". Peguei o trem para a cidade e depois de algum tempo perambulando meio perdido, consegui encontrar o albergue. Conheci a Lisa, uma coreana de Nova Iorque (?), e fiquei conversando com ela e esperando a Docinho e o Aioffi. Eles chegaram e a gente saiu para alugar bicicletas e dar umas voltas por aí.

Fomos primeiro na fábrica da Heineken. Lá, além de visitar a fábrica, ver umas historinhas e tal, você também ganha três cervejas e um brinde. Como bons brasileiros, trocamos uma idéia com a moça dos brindes e com o garçon (que tinha passado 5 meses no Brasil) e conseguimos n cervejas e 2 brindes. Depois disso, andar de bicicleta foi um pouco mais difícil, mas sem problemas, a não ser para a Lisa que foi trancar a bicicleta na ponte, deixou o cadeado cair no canal, e teve que voltar.

Ficamos os três (Docinho, eu e Aioffi) a procurar um novo lugar para ir. Tentamos ir em alguns museus, mas eram muito caros. Tentamos ir aos parques, mas nos perdemos. Lá pelas 8h00 da tarde voltamos ao albergue. Ficamos conversando com um pessoal do nosso quarto, e saímos todo mundo para um bar. Havia mais uma brasileira, um peruano, dois americanos e duas austríacas. Pessoal muito gente boa.

No dia seguinte, demos umas voltas de barco pela cidade. O barco funciona tipo um ônibus, bem parecido com o ônibus turístico do ENECOMP de Curitiba, parando nos pontos turísticos e com um rádio falando um pouco sobre cada um deles. Depois eu e o Aioffi fomos ao museu de cera tirar umas fotos nada-há-ver.

Voltamos para o albergue e chegaram mais dois amigos do rio que a Docinho e o Aioffi tinham conhecido no congresso, Iuri e Luidi. Como a maioria do pessoal do quarto tinha ido embora de manhã ou ido para um show aí, saímos só nós cinco mesmo.

De manhã, eu parti para Leiden e eles para Bruges.

Leiden foi mais para descansar de Amsterdam, passear pela cidade (que aliás é bonita pra caramba) tirando fotos e tal. Ficamos eu e o Daniel (que mora lá perto em Utrecht) na casa do Christian, depois chegou o Gazu (?). Não vou ficar enchendo muito mais linguiça agora não.

Na segunda-feira eu voltei para casa :).

As fotos de Amsterdam e Leiden estão aí.

Demorei um pouco para colocar as fotos e a postagem no ar porque queria fazer isso do meu computador novo. Bem, na verdade ele não é nem um pouco novo, é um pc usado que eu comprei do departamento. Ele não é grandes coisas, mas dá para o gasto, e é bom ter a senha de root de novo :).

Mas ainda não consegui fazer funcionar, o linux tem algum problema com o drive de CD dele que eu não consigo nem instalar nem fazer nada. O windows instalou, mas não consigo acessar a Internet, mas acho que isso é problema da rede daqui que está programada para funcionar só com a placa do laptop.

Vamos ver se no fim de semana eu faço algum progresso.

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Casa Cheia

As férias da graduação acabaram essa segunda, então o campus está cheio de novo. Com isso, o bandejão voltou a funcionar também. Antigamente eu ia lá sempre, tanto para café da manhã, almoço e jantar, mas agora acostumei a só almoçar fora e comprar coisas para fazer aqui em casa no resto do tempo. Agora eles vão ter que aprender a viver sem mim o tempo todo.

E não é só para a unversidade que as pessoas voltaram. A minha casa também está cheia! Depois de um mês sozinho, achando que eu não encontrava com o povo porque eles não paravam muito em casa e ficavam o tempo todo no quarto, descobri que a casa estava vazia porque eles estavam fora. :) Eu juro que de vez em quando ouvia uns barulhos nos outros quartos à noite, mas agora eu vou na cozinha e tem uma pessoa lá, às vezes até duas!!!

A moradia também está cheia. Agora mesmo tem um pessoal brincando com uma bola no estacionamento, bem como um monte de gente conversando em alguns apartamentos. A fila nas máquinas de lavar roupa também está grande, justo hoje que eu estou precisando de roupa limpa. Acho que o período acabou de começar e eles devem estar bem à toa, hehehe.

Falando nisso (?), hoje chegou pelo correio o meu ingresso do show do Red Hot, então o próximo passo vai ser comprar as passagens para a França. Show do Red Hot, passeio em Paris... hehehe. Esse PhD está muito difícil de aguentar!!!



No mais, a Docinho e o Aioffi devem ter chegado em Amsterdam por agora. Saio hoje à noite e vou lá encontrar com eles amanhã de manhã. Depois vou passar na casa do Daniel Buk em Nieuwegein, que está dando uma de babá na Holanda. Volto ao trabalho só na terça-feira.

Acho que vou dar um jeito de começar a fazer esse tipo de passeio com freqüência, tipo uma vez a cada dois meses, para dar tempo de juntar grana, planejar o passeio com folga e encontrar as passagens mais baratas. Se eu fizer isso, em três anos terei conhecido a Europa praticamente inteira. =]

Então bora, né? Vou fazer as malas.

domingo, 15 de abril de 2007

TMNT

Esse vai ser uma "postagem" curta. (hein, Gude? Hein? Hein? :P)

Vi hoje o filme novo das tartarugas adolescentes ninja mutantes e achei chique demais! Nem parece filme de criança, tipo Os Incríveis. Nem tão bom quanto, mas muito bacana. A única parte do filme que deixa um pouco a desejar é a última parte, que tem o confronto final, que é um pouco rápido demais e meio sem sal depois da primeira parte fora de série.

Mas o que me levou mesmo a postar não foi escrever sobre o filme, mas dizer que ele me lembrou de velhos tempos e velhos amigos...

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Pós-páscoa

Depois de um breve descanso na páscoa, estou de volta a atividade. A vida continua, o phd ainda nem começou. Vamos ver se eu consigo seguir o conselho que o engaiolado Michael Faraday dava ao seu jovem aluno William Crookes: Work. Finish. Publish.

Por enquanto só leitura. Apesar de que comecei a brincar de programar em C++ esses dias, só para ver se eu consigo fazer algum algoritmozinho bobo para o problema. Quando eu estava pegando o embalo, a minha orientadora me cortou e me mandou voltar à leitura :(.

Tenho que dar um jeito de publicar alguma coisa rápido para passear um pouco por aí. Tem vários eventos por agora que eu queria ir. Bem, vários shows do Red Hot, na verdade, hehe. Vai ter um na França, e no dia seguinte um em Londres no Live Earth. E mais tarde, um no Carling Weekend. Esse último é tipo um camping rock, com 3 dias de shows e a galera acampando e tal. Só que em vez de Seu Madruga e cia., tem Red Hot, Smashing Pumpkins, Interpol, etc. Vamos ver se eu arrumo companhia para esse último aí!

Bem, é isso aí. Vou dormir porque está bem tarde e eu estou pregado.

quarta-feira, 4 de abril de 2007

Geo Location

Brincando com as estatísticas do diário, resolvi divulgar para vocês os campeões em acesso durante o mês de Março. Eles são:


  1. Brazil: 109


    1. Minas Gerais: 92


      1. Belo Horizonte: 60

      2. Mestre Caetano: 9

      3. Contagem: 4

      4. Penedia: 3

      5. Rio Acima: 3

      6. Serra Azul: 3

      7. Santa Bárbara: 2

      8. Dores Do Paraibuna: 2

      9. São Gonçalo Do Rio Abaixo: 1

      10. Bom Jesus Do Amparo: 1

      11. Matozinhos: 1

      12. Viçosa: 1

      13. Itabirito: 1

      14. São João Do Norte: 1


    2. Rio de Janeiro: 10


      1. Rio De Janeiro: 9

      2. Brás De Pina: 1


    3. Distrito Federal (Brasília): 2

    4. Espirito Santo: 2


      1. Vitória: 1

      2. Jacuí: 1


    5. Bahia (Salvador): 1

    6. Sao Paulo (São Paulo): 1

    7. (no data): 1



  2. Switzerland (Zürich): 26

  3. France: 4


    1. Bourgogne (Le Pessis): 3

    2. Provence-Alpes-Cote d'Azur (Valbonne): 1


  4. Argentina (Buenos Aires): 3

  5. United States (Georgia (Athens)): 1



Valeu aí a galera que vem acessando e fazendo deste blog um enorme sucesso ;). Valeu Gusmão, por estar totalmente à toa e ter segurado sozinho a Suíca na segunda posição.

sexta-feira, 30 de março de 2007

Música!!!

Sim!!! Depois de muito tempo sem ouvir música eu agora tenho de novo! Estou ouvindo um dos DVDs de música que eu trouxe comigo para cá aqui em casa. Ainda não deu para fazer o plugin do last.fm funcionar no winamp direito, mas tá valendo.

Além disso, também consegui finalmente fazer a rede universitária funcionar com o laptop, então estou escrevendo isso aqui no meu quarto. :) Esse negócio de eu não ter a senha de root atrapalhou um bocado... mas agora está tudo blz então acho que não tem muito problema não.

A Sanja (minha orientadora) disse que tem um outro aluno que vai começar no nosso projeto em Julho, e que quando ele chegar eu vou ter que compartilhar o laptop com ele. É, vou deixar para ver como vai ser isso direito depois...

Com o bandejão fechado para alunos (de vez em quando abre só para conferências), eu fiz umas compras de coisas de lanche, além de copos, pratos e talheres. Mas isso não importa, o que importa é que eu comprei um pote de 1Kg de geléia por menos de £1. =D

Seguindo a sugestão da Bárbara, aí está uma ilustração para exemplificar:

quinta-feira, 29 de março de 2007

Ph.D. na Inglaterra é fácil?

Quem foi que disse? Descobri essa semana que o carinha que sentava na minha mesa e trabalhava na mesma parte do mesmo projeto que eu tomou bomba na avaliação do primeiro ano. Foi por isso que "apareceu" uma vaga assim de repente.

Além disso, já me falaram que a minha orientadora é do tipo que cobra e fica em cima mesmo. Não que isso seja ruim, mas já significa que fácil o phd não vai ser nem um pouco.

Ainda mais agora que eu ganhei um laptop para do projeto, é que a espectativa deve ficar maior. Mas tudo bem não estou (muito) preocupado (ainda) não. Acho que vai dar tudo certo.

O laptop é bem bacana. Agora não vou ter mais que ficar na faculdade até tarde para poder ver os vídeos que a Carla manda (uns três por dia, no mínimo). Posso ir para a casa e ver no laptop, já que o meu aluguel já cobre conexão com a Internet e tem ponto de rede em todos os quartos. Claro que eu não vou poder instalar o linux nem Doom nem nada do tipo, mas está valendo.

segunda-feira, 26 de março de 2007

O bandejão fechou

Pois é, agora que a graduação está de férias aqui, o atrium estará de portas fechadas, abrindo excepcionalmente apenas se houver alguma conferência no campus Jubilee. Agora complicou a minha vida. Tem uma cantina em frente a biblioteca que deve continuar funcionando, então eu vou poder almoçar e fazer algum lanche por lá, mas vai ser melhor eu comprar coisas para o café da manhã e para fazer janta em casa.

O Patrick, o outro estudante brasileiro do meu laboratório que trabalha com a Sanja, acabou de chegar e me estava agora me dando umas dicas, tipo supermercado e tals. Ele é de Xis de Fora, já está aqui desde Setembro do ano passado e parece ser bem tranquilo.

Bem, agora tenho que pegar o meu cartão do banco que deve ter chegado, e pagar umas contas aí que estavam esperando o cartão e a minha bolsa :P

sábado, 24 de março de 2007

Última semana

A última semana foi meio cheia, então não deu para atualizar isso aqui. Mas também não aconteceu muita coisa que valesse a pena publicar, então foda-se.

As principais coisas que aconteceram foram que finalmente eu peguei a minha carteirinha de estudante (yay!), e por isso já posso trabalhar todos os dias até tarde e nos fins de semana (dope!). Mas pelo menos assim eu não precisei ir hoje até a biblioteca municipal para usar o computador e publicar isso aqui. Com a carteirinha também posso pegar livros na biblioteca. Aliás, sem a carteirinha eu não podia nem entrar na biblioteca.

Ontem eu teve um workshop (como traduz isso, Gude?) de sequenciamento e planejamento em radioterapia aqui na universidade. Pensei que finalmente ia ter alguma interação com o pessoal da área médica, mas vieram só um pessoal de uma outra universidade daqui de perto que também mexem com otimização em radioterapia, entre eles a irmã da minha orientadora. Mais tarde, durante o workshop, chegou um oncologista, mas ele não pode ficar muito tempo.

Depois do workshop, fui trabalhar na minha nova página :P. Até que não ficou tão ruim: http://www.cs.nott.ac.uk/~plr/

Ontem também foi o último dia do "período da primavera". O ano letivo aqui é dividido em três períodos: o do outono, da primavera e do verão (pois é, deixaram o inverno de fora), e entre cada um deles tem um mês de férias mais ou menos. Então vamos ficar um mês sem ver os undergrads.

segunda-feira, 19 de março de 2007

Dia de São Patrício

Logo depois da última publicação, eu saí da biblioteca e dei de cara com uma grande comemoração na cidade, do dia de São Patrício. Muita gente vestida de verde e com as cores da bandeira da Irlanda.

From Saint Patrick...


Além de um desfile do pessoal da cidade, teve também a inauguração da nova fonte da Praça. Alguns de vocês devem ter percebido uma grande área e construção na praça central de Nottingham nas primeiras fotos. Agora a fonte foi inaugurada. Uma parte da fonte tem vários jatos de água na diagonal, formando tipo um tunel, pelo qual muita gente se atreveu a passar. Só que de vez em quando a pressão da água ficava menor e o tunel diminuía, molhando quem estivesse passando :).

Tirei várias fotos do desfile e do pessoal brincando na fonte. Elas estão na minha conta do Picasa.

Depois, mais à noite, teve uma festa no Igloo para comemorar a chegada da Bela a namorada do Pedro, um português amigo meu que está trabalhando em Nottingham e estava morando no albergue.

O Domingo foi bem tranquilo, fiquei praticamente o dia inteiro dormindo em casa mesmo. À noite teve uma ventania danada e uma mistura de chuva com neve, mas não foi neve suficiente para deixar nem um restinho para contar história hoje de manhã.

sábado, 17 de março de 2007

Comeca o fim de semana

Ontem a noite nao foi facil dormir. Um pessoal indiano estava fazendo uma festa no meu predio, e nem me chamaram. Estavam fazendo barulho pra caralho!

Depois de um tempo acabei dormindo. So que alguem na festa devia estar fumando, e isso ativou o alarme de incendio. Todo mundo teve que sair do predio e ficar um tempao la fora congelando de pijama e esperando o seguranca vir e desligar o alarme.

Tambem descobri que no meu predio so mora homem.

No mais, o meu cartao de estudante ainda nao esta pronto, entao nao posso entrar na escola no fim de semana. Por isso, estou usando o computador da biblioteca da cidade, onde nao funciona acento. Depois eu conserto isso aqui.

Tabem coloquei mais umas coisas que eu tinha esquecido no texto de Chegada a Nottingham. E so procurar pela parte que esta sem acento ;).

quinta-feira, 15 de março de 2007

Primeiras fotos

Como está escrito aí do lado, as primeiras fotos já estão no ar.

quarta-feira, 14 de março de 2007

XVI

Mesmo com o carinha do Escritório de Segurança tendo me dito para voltar lá depois de 4 dias, fui lá hoje de novo mesmo assim. Como eu esperava, meus dados já tinham sido atualizados no sistema deles. Então pude encomendar uma identidade de estudante, que deve ficar pronta na terça que vem.

É melhor eu sair agora para ver se não fico preso dessa vez.

terça-feira, 13 de março de 2007

Quase lá

Abri a conta! Agora só falta mais uma semana até o meu cartão chegar... Até lá eu posso utilizar a conta direto na agência do campus principal. Vou precisar fazer isso para pagar o depósito da acomodação ainda essa semana.

Também fui até o Escritório de Segurança, e o sistema voltou ao ar! Mas a minha data de fim de curso estava errada, estava antes da data de início. Aí eu tive que voltar à central de registros e pedir para eles consertarem. De volta ao Escritório de Segurança, eles disseram que demora um tempo para o sistema deles se atualizar com o da universidade, e me pediram para voltar depois de 4 dias.

Para terminar o dia, fiquei preso à noite no prédio da computação. A porta da frente é automática e não abre à noite. Eu teria que usar a porta de trás, que só abre com a carteirinha de estudante. Tive que ligar para o telefone de emergência e pedir para um segurança vir me soltar.

segunda-feira, 12 de março de 2007

Segunda semana

Fui pegar a minha carta para abrir a conta no banco, mas ela não estava pronta. Eles tinham tido um problema com o meu endereço porque ainda tinha o endereço do Brasil, e não podia ser de fora do Reino Unido (RU) para o banco. Depois de dar o meu endereço novo e esperar alguns minutos, eles finalmente me deram a bendita carta.

Fui ao banco para abrir a conta e começar a receber, e eles me agendaram para abrir a conta amanhã ao meio dia :-\. Como o meu dinheiro que eu trouxe estava acabando, falei com o pessoal daqui para ver se rolava um adiantamento para segurar a onda. Já tinha conversado a respeito disso com eles antes, então foi tranquilo. Peguei o adiantamento e agora tudo está blz.

Esqueci de colocar aqui da primeira vez. Fiquei conhecendo os meus colegas de flat. Hashim é um que tem cara de budista e está fazendo phd em psicologia, Gesh é um carinha britânico de pais indianos e está fazendo mestrado em na área de negócios (eu acho), e Malcom é um carinha de uns 60 anos que está fazendo MBA. Todos eles são bem tranquilos e não estão nem aí para a imundice do chão da cozinha, que não deve ter sido limpo desde que eles se mudaram para lá em Setembro. Aliás, eu também não estou nem aí para isso.

domingo, 11 de março de 2007

Dia de turismo

Fiz um bocado de turismo, e tirei umas fotos aí. Depois eu coloco no ar.

Também fui até o albergue fazer uma visita para a moçada. Ainda não conheci ninguém da minha casa :-/

sábado, 10 de março de 2007

Primeira semana terminada

Fiquei arrumando as coisas no meu quarto hoje pela manhã. Apesar de eu não ter trago muita coisa, o espaço nos armários é pequeno e todas as gavetas estão bem cheias.

Acho que o pessoal que mora no flat deve voltar para casa durante o fim de semana, porque até agora não encontrei ninguém.

Dei uma volta pelo bairro para conhecer um pouco, mas não encontrei muita coisa para se conhecer também não. É um lugar bem tranquilo, mas não tem muita coisa para fazer. Às vezes também, eu que não procurei direito...

sexta-feira, 9 de março de 2007

Dia de mudança

Hoje eu fiz a minha mudança para o alojamento da universidade. Em vez de fazer uma viagem de táxi, preferi fazer várias viagens de ônibus, levando um pouco de cada vez. Como a passagem para andar de ônibus o dia inteiro é bem barata, ficou muito mais em conta. Então eu pude esvaziar a minha mala gigante lentamente, até que ela ficasse leve o suficiente para eu levá-la sozinha.

Foram 4 viagens no total, duas com a mochila mais uma bolsa, uma com a mochila mais o violão e uma última apenas com a mala gigante.

Justo hoje, sexta-feira, eu estou cansando demais para sair.

quinta-feira, 8 de março de 2007

Quarto dia

Também posso pegar a carta para o banco com a universidade! Fui lá pedir uma e eles me disseram que vai ficar pronta na próxima segunda.

Voltei no Escritório de Segurança, e o sistema continua fora do ar. Vou pedir para eles para me deixar consertar :P

Hoje nós tomamos umas vendo um jogo de uns times ingleses aí de novo, mas ficamos prestando atenção no resultado de um jogo de um outro time alemão de Munich, acho. Era o time da Geena. Ela curte futebol um bocado e sabe o nome de mais jogadores brasileiros que eu - não que isso seja grande coisa ;).

Depois do jogo, nós voltamos para o albergue e assistmos Cidade de Deus.

Amanhã eu me mudo!

quarta-feira, 7 de março de 2007

Quarta-feira - Dia 3

Só hoje me disseram que eu devia ter me registrado com a universidade assim que cheguei! Oh luta! Fui hoje no campus (principal) e fiz o meu registro com eles. Depois, fui tentar tirar a carteirinha de estudante, que também funciona como cartão de acesso ao prédio da escola durante a noite e fins de semana. Fui no Escritório de Segurança, mas eles disseram que o sistema estava com alguns problemas e eu não podia tirar a carteirinha ainda e me mandaram esperar.

Fui ao banco tentar abrir uma conta para começar a receber a bolsa, mas precisava de uma carta da universidade explicando que eu sou aluno e preciso de uma conta. Só com a carta eles abrem uma conta para mim.

Além de me registrar com a universidade, eu também tenho que me registrar com a escola, mas a moça responsável pelo registro está de férias e só volta na segunda. Aparentemente, ela também é a única que pode me dar uma carta para abrir a conta no banco.

Esse monte de burocracia está começando a me desanimar.

Hoje a gente tomou umas vendo um jogo aí de uns times ingleses. Um de azul, outro de vermelho e branco.

terça-feira, 6 de março de 2007

Terça-feira - Dia 2

Dei uma volta pelo campus principal da universidade - a Escola de Ciência da Computação fica em um campus diferente, o "Jubilee Campus", mas fica bem perto do principal. Ambos os campus são bem cuidados e arrumados. O Jubilee também tem uma grande área em construção, e um grande plano de expansão.

Fui no campus principal para tentar encontrar acomodação dentro do campus. Chegando lá, eles me explicaram que só os alunos da graduação que podem ficar nos alojamentos do campus (maleditos). E também só quem está nos alojamentos do campus tem direito a algumas regalias, tipo cartão de refeição para café da manhã, almoço e jantar. Quem é aluno mas não mora no campus só tem cartão para almoço.

Mas beleza. Eles também tem algumas moradias oficiais da universidade bem perto do campus, e se você não quiser nenhuma delas, eles te ajudam a encontrar uma vaga em alguma república ou algum quarto individual para alugar. Então eu peguei algumas dicas de quais moradias tinham quartos vagos, e fui visitá-las.

Havia dois quartos vagos em dois flats para 5 estudantes com cozinha e banheiro compartilhados, mas esses dois ficavam numa moradia que, embora fique perto do campus principal, fica bem longe do Jubilee. Aí, nem rolou.

O último quarto era em outra moradia bem perto do Jubilee. É em um flat para 4 estudantes com banheiro individual e cozinha compartilhada. Ou seja, bem mais caro, mas também bem mais limpo e organizado. Então, é o que tá rolando. Vou tentar me mudar para esse até o fim da semana.

Hoje a gente ficou tomando no albergue mesmo, cerveja com cidra e um outro negócio lá, uma bebida que eles chamam de "mordida de cobra".

segunda-feira, 5 de março de 2007

Segunda-feira - Dia 1

Finalmente fiquei conhecendo a minha orientadora. Ela parece ser bem tranquila, e me deu duas semanas para me assentar aqui, isto é, encontrar um lugar para ficar na universidade, fazer o meu registro na escola, abrir uma conta bancária e tudo mais.

Eu vou compartilhar um laboratório com mais 4 estudantes. O espaço é muito bacana! Cada um tem uma mesa própria bem grande, luminária, gaveteiro e prateleiras para colocar coisas. Isso tudo, além de um computador novo com monitor LCD de 19"! =D Tá bombando!!! Pena que é tudo windows... :-/

Hoje fiquei por conta de preencher alguns papéis para ver se consigo uma bolsa especial para estudantes de fora. Essa bolsa não me garante mais dinheiro, mas seria mais verba para o departamento e é uma coisa boa para o meu currículo. É bem difícil alguém ganhar a bolsa, mas a minha orientadora insistiu. Então, bora.

Depois de um tempo lutando para o computador funcionar (afinal, ele é windows), consegui ter acesso aos formulários que eu precisava preencher e mandar todos os papéis. Só isso já tomou todo o meu dia.

Hoje eu e o pessoal do albergue fomos a um pub que ia ter música ao vivo, e alguns conhecidos do Kevin iam tocar. Muito doido! A última apresentação foi de uma menina cujas músicas eram muito parecidas com as primeiras da P. J. Harvey.

domingo, 4 de março de 2007

O Primeiro Fim de Semana

O primeiro fim de semana foi bem tranquilo. Reencontrei um carinha que eu tinha conhecido na primeira vez em que fui ao albergue em 2004 e que mora lá até hoje, um australiano britânico chamado Kevin. Também conheci outras pessoas bacanas:
- Alex: um carinha alemão que está trabalhando por aí;
- Geena: uma alemã estutante de economia que estava em Nottingham de férias;
- Pedro: um português que começou a trabalhar recentemente em Nottingham numa empresa de Biodiesel;
- B: a dona do albergue, também muito gente boa.

Mas foi isso aí. Andei um bocado por Nottingham, fiquei conhecendo tudo de novo. Muito fast-food, muita cerveja diferente, umas coisas assim. Amanhã é dia de ir à universidade conhecer a minha nova orientadora.

sexta-feira, 2 de março de 2007

Chegada a Nottingham

Chegando em madri, fui procurar de onde sairia o meu vôo para Londres.

O aeroporto de Madri é muito doido! Pelo menos a parte nova onde eu passei é muito doida! São como dois terminais bem compridos mas sem comunicação entre eles. Quer dizer, sem comunicação por cima da terra. Existe apenas um trem subterrâneo ligando os dois terminais entre si e à parte velha. Mas é muito bonito o aeroporto! Realmente é uma obra prima da engenharia moderna! ;)

Mas, tudo bem. Uma vez descoberto o terminal para Londres, olhei para cima e vi uma placa dizendo "Portão J - 29min". Ou seja, daquele ponto eu demoraria aproximadamente 29 minutos para chegar ao portão J andando a pé! Putz! Mas lá fui eu. Desci as escadas, peguei o trem, subi as escadas, passei pela segurança, atravessei quase o terminal inteiro, mas consegui chegar ao portão.

Cheguei lá, fiz uma hora, comi alguma coisa, voltei, ainda faltavam três horas para o embarque. Sentei e tirei um cochilo. Acordei faltando menos de meia hora para a decolagem. Olhei ao meu redor e achei estranho que ainda não haviam começado o embarque. E mais estranho ainda que a maioria das pessoas à minha volta estavam falando francês. Fui atrás da tela que mostra todos os horários e vôos e tal, e vi que o meu vôo tinha mudado para o Portão R. Olhei para cima e vi a plaquinha "Portão R - 22min". GAH!!!

Presepada 2 - Saí correndo em disparada pelo aeroporto, desci as escadas, peguei o trem, subi as escadas, passei pela segurança, carimbei o passaporte, corri pelo terminal, mas consegui chegar faltando 7 minutos para decolar. O avião ainda ficou uma meia hora parado esperando a mala de algum infeliz que ainda não tinha sido colocada à bordo (muito provavelmente a minha).

Mas consegui chegar a Londres em torno de 21h00 (horário da bruxa verde). Fiquei uns 20 minutos conversando com o cara da imigracao para mostrar que eu estava indo estudar, e que nao tinha problema e tal. Depois, ele ainda me mandou ir na enfermaria do aeroporto tirar um raio x dos meus pulmoes. Acho que era para constatar que eu nao tinha tuberculose ou coisa assim.

Cheguei na esteira de bagagem e encontrei apenas a minha bagagem no chao ao lado da esteira, sem o lacre que o pessoal da TAM tinha colocado no inicio da viagem. Ainda nao sei onde ele foi retirado.

Daí, foi um busão direto do aeroporto para Nottingham. Dormi no ônibus e acordei com a mão totalmente dormente. Dormi com os dedos encostados na janela e eles quase congelaram. Fora isso, a viagem foi bem tranquila.

Cheguei ao albergue à 1h00. Eles estavam me esperando, porque eu tinha conseguido mandar email de uma lan house avisando o horário em que iria chegar mais ou menos (tudo bem, eu havia dito que chegaria às 00h00).

E enfim consegui dormir numa cama.

quinta-feira, 1 de março de 2007

O Início da Viagem

A viagem começa antes da partida, na verdade. Depois de resumir todos os meus pertences em uma mala gigante de 31,4Kg, uma mochila de 14Kg e uma bolsa de violão, encaixotar todo o lixo que restou e almoçar, meu pai e o Alla foram comigo ao aeroporto. De Confins até o Rio o vôo foi tranquilo, sem grandes problemas.

Ao chegar no Rio, foi que a presepada começou. Descobri que o meu vôo para Madri, que deveria sair às 20h05, sairia apenas às 23h30. Com isso, o meu vôo de Madri para Londres também seria atrasado, chegando ao destino pouco depois das 20h00. Para consolar os passageiros, a empresa aérea (Ibéria, diga-se de passagem) deu a todos um cupon para um jantar gratuito em um dos restaurantes do aeroporto.

E lá se foi a intenção de chegar ainda de dia a Nottingham e ir direto à universidade.

De qualquer forma, tudo bem, fazer o quê! O vôo deve ter saído lá pelas 23hbatatinha, o jantar foi servido (de novo) lá pelas 1h30, e lá pelas 13h00 - horário de Madri - eu acordei e eles serviram o café da manhã (povo doido).